Foto: Ualisson Noronha
A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) concluiu, na última terça-feira (25), uma importante capacitação para 274 servidores da Atenção Primária à Saúde, como parte do projeto “Maps“. A iniciativa tem como objetivo fortalecer o atendimento em saúde mental e ampliar o acesso a cuidados especializados nas equipes de Saúde da Família, impactando diretamente a qualidade do atendimento à população.
O Maps, desenvolvido em colaboração com a Unicamp e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), foi estruturado em duas fases. Na Maps 1, os profissionais receberam treinamento para a implementação do apoio matricial nas diversas regiões de saúde do DF. Já na Maps 2, o foco foi capacitar os servidores da Atenção Primária para o enfrentamento das questões ligadas à saúde mental, promovendo um atendimento mais integrado e eficaz.
Fernanda Falcomer, subsecretária de Saúde Mental, destaca que o projeto reflete a prioridade do governo em qualificar os profissionais da saúde e transformar o atendimento. “O Maps representa um passo importante na melhoria dos cuidados em saúde mental, tornando-os mais acessíveis e integrados ao sistema de saúde pública”, afirmou.
A coordenadora da Atenção Primária à Saúde da SES-DF, Sandra Araújo, celebrou os avanços proporcionados pela capacitação, que envolveu profissionais de diferentes áreas e níveis de atuação. A parceria entre as coordenações e a nova Subsecretaria de Saúde Mental tem fortalecido o atendimento, promovendo a criação de planos regionais de matriciamento e o fortalecimento da rede de apoio a pacientes com necessidades de cuidados em saúde mental.
O projeto Maps marca mais uma etapa na construção de um sistema de saúde pública mais acessível e eficaz para a população do DF, com um foco contínuo na capacitação dos profissionais e na expansão da Atenção Primária à saúde mental.