Foto: André Amendoeira
Uma pesquisa realizada pela Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) e divulgada recentemente revela avanços significativos na qualidade das creches públicas da cidade. Realizada entre novembro e dezembro de 2024, o levantamento envolveu mais de 15 mil pais e responsáveis, que avaliaram a educação infantil em 130 instituições parceiras.
A pesquisa, conduzida pela Comissão de Monitoramento e Avaliação das Parcerias (CMAP), teve como foco os principais aspectos da educação infantil, como o cumprimento da jornada de 10 horas diárias, a participação ativa das famílias nos “Projetos Político-Pedagógicos (PPP)”, o cumprimento do calendário escolar e a qualidade alimentar nas unidades de ensino.
Principais resultados:
- Atendimento integral: As creches cumprem integralmente a jornada de 10 horas, conforme estipulado no Plano de Trabalho;
- Projeto Político-Pedagógico (PPP): A comunidade escolar se envolve ativamente, com pais e responsáveis contribuindo na construção dos projetos pedagógicos;
- Calendário escolar: O cumprimento do calendário escolar segue rigorosamente o Currículo da Educação Básica;
- Relação família-escola: Pais destacaram a excelente comunicação e o acompanhamento eficaz do desenvolvimento das crianças;
- Alimentação: As instituições oferecem cinco refeições diárias, atendendo aos padrões nutricionais exigidos.
Para Danielle Alves de Medeiros, analista de políticas públicas e gestão educacional, a pesquisa “comprova a excelente qualidade das creches do DF” e se apresenta como uma ferramenta essencial para a avaliação dos serviços prestados. A SEEDF também disponibilizou os resultados completos da pesquisa no seu site, oferecendo um panorama transparente sobre a qualidade da educação infantil pública no DF.
Esse levantamento é mais um reflexo dos esforços para garantir um ensino de qualidade, com a colaboração de todos os envolvidos no processo educacional.
Compartilhe e continue aqui para acompanhar os detalhes da pesquisa e outros conteúdos sobre educação e cultura no Distrito Federal!.