Foto: Heloísa Bortz e Janderson Pires
Com texto e direção de Kiko Marques, o espetáculo reflete sobre dominação e poder na arte.
Até que ponto o poder e a dominação moldam as relações humanas?. O espetáculo “Sangue”, com texto e direção de Kiko Marques, estreia no Centro Cultural Banco do Brasil Brasília (CCBB) no dia 13 de março e segue em cartaz até 6 de abril. A peça terá sessões de quinta a sábado, às 20h, e aos domingos, às 18h.
Aclamado por público e crítica nas passagens pelo CCBB São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, o espetáculo reúne os atores Carol Gonzalez, Leopoldo Pacheco, Marcos Suchara e Rogério Brito. Brito, inclusive, foi indicado ao “Prêmio shell” de teatro na categoria “Melhor ator”.
Uma história sobre arte, poder e dominação
Em “Sangue”, dois atores ensaiam um texto de um renomado dramaturgo francês já falecido quando recebem a notícia da revogação dos direitos autorais da peça. O episódio desencadeia uma trama sobre dominação e resistência, revelando camadas profundas das relações de poder, inclusive na produção artística.
“A ideia foi criar um poema cênico sobre as múltiplas formas de guerra e dominação entre seres humanos, mas também sobre pertencimento e fraternidade”, explica o autor e diretor Kiko Marques.
A história tem origem em uma situação real vivida por parte da equipe, que teve um projeto artístico bloqueado por questões de direitos autorais. O episódio inspirou Marques a refletir sobre as estruturas de poder na sociedade e na arte.
Além disso, a montagem também discute o olhar eurocêntrico e a violência de gênero, elementos incorporados à narrativa por meio da relação entre um diretor francês e uma atriz brasileira.
Equipe criativa e ficha técnica
A cenografia do espetáculo é assinada por André Cortez, enquanto os figurinos são de Marichilene Artisevskis. A trilha sonora original fica a cargo de Marcelo Pellegrini, e o desenho de luz é de Gabriele Souza. A produção é realizada com patrocínio do Banco do Brasil, via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
Ficha técnica:
- Texto e direção: Kiko Marques
- Elenco: Carol Gonzalez, Leopoldo Pacheco, Marcos Suchara e Rogério Brito
- Cenário: André Cortez
- Desenho de luz: Gabriele Souza
- Figurinos: Marichilene Artisevskis
- Música original: Marcelo Pellegrini
- Direção de produção: Kiko Rieser
- Produção executiva: Fernanda Lorenzoni
Serviço:
Temporada: 13 de março a 6 de abril de 2025
Horários: Quinta a sábado, às 20h; domingo, às 18h
Local: Teatro do CCBB Brasília
Ingressos: R$ 30 (inteira) | R$ 15 (meia)
Meia-entrada para estudantes, idosos e clientes Ourocard
Ingressos à venda a partir de 07/03/2025 no site bb.com.br/cultura e na bilheteria do CCBB
Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Setor de Clubes Sul – Brasília/DF
Telefone: (61) 3108-7600
E-mail: ccbbdf@bb.com.br
Redes sociais: @ccbbbrasilia
Confira as fotos de cena: Google Drive