Foto/divulgação
O “Rio Open 2025” entrou para a história do tênis brasileiro na madrugada deste domingo (23). Pela primeira vez, uma dupla 100% nacional venceu o torneio de duplas do campeonato. Marcelo Melo e Rafael Matos superaram os espanhóis Pedro Martinez e Jaume Munar por 2 sets a 0 (6-2, 7-5) e garantiram a inédita conquista para o Brasil.
A vitória, selada em 1h37 de partida na quadra Guga Kuerten, teve um sabor especial para Melo, de 41 anos. Ex-número 1 do mundo nas duplas e dono de dois títulos de Grand Slam, ele já havia sido vice-campeão no “Rio Open” em 2014 e 2023. Agora, celebra o título ao lado de Matos, de 29 anos, que se torna bicampeão do torneio, no ano passado, ele venceu ao lado do colombiano Nicolas Barrientos.
Final de simples define campeão neste domingo
O torneio ainda reserva fortes emoções com a decisão da chave de simples. A final, marcada para as 17h30 no “Jockey Club”, coloca frente a frente o francês Alexandre Müller e o argentino Sebastián Báez. Atual campeão do Rio Open e número 31 do mundo, Báez busca o bicampeonato, enquanto Müller, 60º do ranking, tenta surpreender e conquistar o maior título da carreira.
Para chegar à decisão, Báez venceu Camilo Ugo Carabelli por 2 sets a 1 (3-6, 6-1, 6-1), enquanto Müller derrotou Francisco Comesana também por 2 a 1 (7-5, 6-7, 6-3).
Tênis inclusivo e duelo de gerações
O sábado (22) também foi marcado por um desafio amistoso entre tenistas brasileiros e argentinos. Em um jogo especial, cada dupla reuniu um atleta da ATP e outro do tênis em cadeira de rodas. Representando o Brasil, João Fonseca e Daniel Rodrigues enfrentaram o lendário Juan Martin Del Potro, que se aposentou em 2022, e Gustavo Fernández. No final, a dupla argentina venceu o “tie-break” por 10 a 8, em um momento de celebração do esporte e da inclusão.
O “Rio Open” segue consolidado como um dos principais torneios da América do Sul, reunindo talentos e proporcionando grandes emoções para o público brasileiro.