Foto/divulgação
O mestrando em comunicação da UERJ, Guilherme Alves, apresenta seu primeiro livro, “Catarse criativo: neuromarketing e consumo emocional na obra ’30’ de Adele”. A publicação, que mistura admirador e pesquisador, explora o processo criativo da cantora britânica através de seu aclamado álbum 30, com uma análise focada nas emoções e na conexão que Adele estabelece com seus fãs.
O lançamento ocorre no dia 20 de fevereiro, às 18h, no Espaço Multifoco, na Lapa, Rio de Janeiro. O livro estará disponível por R$ 44,99 e pode ser adquirido online, na Editora Multifoco e na Amazon.
Catarse e criatividade: o processo de Adele
No livro, Guilherme Alves analisa como a catarse, conceito da psicanálise, pode ser observada nas músicas de Adele, principalmente em 30. O álbum é uma expressão profunda da artista, que compartilha suas dores e superações pessoais, conectando-se de forma emocional com o público. Além disso, o autor examina como neuromarketing e consumo emocional são usados na publicidade para criar essa relação íntima entre artista e fã.
“Exploro como a arte de Adele vai além da música. Ela utiliza sua própria experiência para criar uma jornada emocional que seus ouvintes vivem junto com ela”, destaca Guilherme.
Do TCC à publicação
O livro é uma adaptação do trabalho de conclusão de curso de Guilherme Alves, realizado na Universidade Veiga de Almeida (UVA), e ampliado para a publicação atual. A pesquisa sobre Adele reflete a paixão do autor por divas pop e seu mergulho na psicologia das emoções e no marketing da música.
Sobre o autor
Guilherme Alves é publicitário e mestrando em Comunicação pela UERJ, com bolsa Capes. Além disso, ele participa dos grupos de pesquisa como “Cultpop” (Cultura Pop, Comunicação e Tecnologia) e “Cats” (Culturas Aurais e Tecnologias de Si).
Acompanhe o autor no Instagram: @guigoas