Foto: Paulo H. Carvalho
O Governo do Distrito Federal (GDF) avança nos estudos para modernizar o diagnóstico por imagem na rede pública de saúde. Nesta segunda-feira (3), será realizada uma audiência pública para debater a implantação de uma Parceria Público-Privada (PPP) que busca levar mais investimentos em tecnologia, inovação e gestão ao sistema de saúde do DF.
Organizada pela Secretaria de Projetos Especiais (Sepe-DF) e pela Secretaria de Saúde (SES-DF), a audiência ocorrerá de forma virtual, a partir das 15h, com transmissão pelo canal da Sepe no YouTube. Durante o evento, serão apresentados estudos técnicos que demonstram melhorias na infraestrutura e na qualidade dos serviços de diagnóstico por imagem por meio da parceria.
Impactos e melhorias para a população
A expectativa do GDF é que a PPP reduza as filas na rede pública de saúde, amplie o acesso aos serviços de diagnóstico e melhore a qualidade dos exames realizados. Segundo o Secretário de Projetos Especiais, Marcos Teixeira, a modernização dos equipamentos e a adoção de um modelo centralizado de laudos vão reduzir o tempo de espera e aumentar a eficiência operacional.
Para a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio, a modernização dos serviços impactará diretamente na qualidade do atendimento prestado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “O objetivo é garantir que mais pessoas tenham acesso rápido e de qualidade aos serviços de saúde”, enfatiza.
O que muda com a PPP?
O projeto prevê a aquisição e modernização de equipamentos, além da possibilidade de construção, reforma ou expansão de centros de diagnóstico na rede de saúde do DF. Entre os serviços contemplados, estão:
- Radiologia convencional fixa;
- Mamografia;
- Tomografia computadorizada;
- Ressonância magnética;
- Ultrassonografia;
- Emissão de laudos.
Para o subsecretário de Estruturação, Prospecção e Gestão de Projetos, Danilo Moura, os investimentos são essenciais para atender à crescente demanda da população do DF e do Entorno. “Os investimentos propostos são fundamentais para modernizar e ampliar a rede de diagnóstico por imagem da Secretaria de Saúde”, destaca.
A audiência pública será uma oportunidade para discutir os impactos da PPP e como a modernização do diagnóstico por imagem pode beneficiar a população do Distrito Federal.