Fotos: Jhonatan Cantarelle
O Distrito Federal ultrapassou a marca de 39 mil cirurgias eletivas realizadas até novembro de 2024, representando um aumento de 7,1% em relação ao mesmo período do ano passado. O avanço reflete os investimentos da Secretaria de Saúde (SES-DF) e sua adesão ao Programa Nacional de Redução de Filas (PNRF), que garantiu recursos públicos para ampliar o atendimento.
O DF tem se destacado no PNRF, ultrapassando 100% das metas estabelecidas. Em 2023, foram realizados 1,2 mil procedimentos ambulatoriais e 4,8 mil internações cirúrgicas, enquanto em 2024 os números cresceram para 2,3 mil e 6,3 mil, respectivamente. Os investimentos resultaram na liberação de mais de R$ 17 milhões para a rede pública de saúde este ano.
Investimentos e ampliação do atendimento
Para atender a demanda crescente, a SES-DF implementou estratégias como a contratação de anestesistas, possibilitando a realização de 1,4 mil cirurgias entre junho e setembro de 2024. Além disso, foram firmados contratos com a rede complementar, garantindo 3,5 mil procedimentos eletivos com suporte completo, incluindo consultas pré e pós-operatórias e internação de 48 horas.
Mais de 134 mil cirurgias realizadas em 2024
Somando os procedimentos eletivos, de urgência e emergência, o DF alcançou a marca de 134 mil cirurgias até novembro de 2024. O subsecretário de Planejamento em Saúde da SES-DF, Rodrigo Vidal, destacou que os resultados comprovam uma gestão eficiente e focada na população: “Com planejamento estratégico e investimentos, seguimos garantindo mais acesso e qualidade na assistência”.
A Secretaria de Saúde segue comprometida em reduzir as filas de espera e aprimorar os serviços oferecidos, investindo continuamente em infraestrutura, contratação de profissionais e parcerias estratégicas para ampliar o atendimento no DF.