Foto: Renato Alves
Em uma parceria inovadora, o Governo do Distrito Federal (GDF) e o Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF1) lançaram, nesta quarta-feira (11), a Plataforma de Inteligência Artificial para o Judiciário: aplicação na Justiça Federal. O projeto, com investimento de R$ 3 milhões da Fundação de Apoio à Pesquisa do DF (FAPDF), tem como objetivo otimizar a triagem, classificação e gestão dos processos judiciais que tramitam na Justiça Federal, oferecendo mais agilidade e eficiência.
Desenvolvida com o apoio do Biotic, a plataforma busca automatizar tarefas judiciais, reduzir o acúmulo de processos e capacitar os profissionais da Corte. Durante a cerimônia de lançamento, o governador Ibaneis Rocha destacou a importância da tecnologia para o setor público e para a justiça: “A inteligência artificial tem muito a colaborar para o aprimoramento da justiça, na agilidade e tramitação dos processos”, afirmou.
A nova ferramenta de IA permitirá ao TRF1 realizar pesquisas automatizadas e criar relatórios sobre os processos, facilitando as decisões dos juízes. O juiz federal Itagiba Catta Preta explicou que a plataforma tem dois objetivos principais: a triagem eficiente dos processos e a elaboração de minutas, proporcionando aos operadores do direito mais qualidade de vida no trabalho.
Além de beneficiar diretamente a Justiça Federal do DF, a iniciativa também visa fortalecer o ecossistema local de inovação, envolvendo startups, instituições de pesquisa e outros parceiros estratégicos. Com um investimento de R$ 2,9 milhões, o projeto reforça o compromisso de Brasília com a inovação tecnológica e coloca a cidade na vanguarda do uso de inteligência artificial no setor judiciário.
A plataforma de IA é a segunda grande inovação do TRF1, que já havia implementado o Sistema de Requisição de Pagamento Ágil (Sirea), uma ferramenta pioneira para agilizar o pagamento de precatórios e requisições de pequeno valor. O governador Ibaneis Rocha acredita que essa nova tecnologia será um modelo para o Brasil, assim como a ferramenta anterior, trazendo benefícios à população que recorre à Justiça Federal.
Essa parceria entre o GDF, a FAPDF e o Biotic é mais um passo para consolidar Brasília como um polo de inovação, conectando a justiça com o futuro da tecnologia.