Foto/divulgação
No Distrito Federal, os profissionais de saúde das unidades gerenciadas pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IgesDF) têm um motivo a mais para cuidar do próprio bem-estar: a ginástica laboral. Parte do “Projeto acolher“, liderado pelo Núcleo de Qualidade de Vida no Trabalho (Nuvid), essa iniciativa gratuita está transformando o dia a dia de quem atua na linha de frente da saúde pública.
Sob a orientação do educador físico Mir Rodrigues, as sessões são realizadas semanalmente em diferentes unidades, com destaque para o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM), onde ocorrem todas as terças-feiras. O objetivo principal é promover o relaxamento, reduzir tensões acumuladas e incentivar hábitos mais saudáveis, quebrando o ciclo do sedentarismo.
“A ginástica laboral trabalha pontos estratégicos, como cervical, coluna e lombar, onde se acumulam muitas tensões. É uma forma de incentivar a atividade física e combater a automedicação para dores que podem ser aliviadas com um bom alongamento”, explica Mir Rodrigues.
Saúde mental em foco
Além dos benefícios físicos, os colaboradores destacam os efeitos positivos para a saúde mental. A psicóloga Sabrina Saraiva, participante ativa das sessões no HRSM, compartilha sua experiência:
“Esse é um momento de relaxamento e autocuidado, algo essencial para nossa saúde mental. É uma conquista para todos nós e deveria ser ainda mais valorizado.”
Bem-estar em primeiro lugar
Com três anos de atuação, o “Projeto acolher” reforça o compromisso do IgesDF em cuidar de quem cuida. Além da ginástica laboral, o programa oferece uma série de atividades voltadas à qualidade de vida no trabalho, criando um ambiente mais saudável e acolhedor para os profissionais da rede pública de saúde.
Essa iniciativa é um exemplo inspirador de como ações simples podem fazer uma grande diferença, promovendo qualidade de vida e fortalecendo quem dedica sua rotina a cuidar do próximo. Quer saber mais? continue com a gente aqui na Cidade CULT e inspire-se!.