Foto: Sandro Araújo
O Hospital Regional de Taguatinga (HRT) registrou um aumento significativo na entrega de medicamentos para sessões de quimioterapia em 2024. Entre janeiro e setembro, foram realizados 9.039 procedimentos, o que representa um crescimento de 14% em relação ao ano passado. O HRT é um dos principais centros de tratamento oncológico do Distrito Federal e atende também pacientes de outros estados, em parceria com outros hospitais de referência como o de Base, Universitário de Brasília e da Criança.
A principal diferença no atendimento é a manipulação interna dos medicamentos, feita de forma criteriosa e personalizada para cada paciente. A produção local reduz o tempo entre o preparo e a administração do medicamento, garantindo mais agilidade no atendimento e preservando a eficácia do tratamento. Para o médico responsável pela oncologia do HRT, José Lucas Pereira Júnior, “o fato de prepararmos os medicamentos aqui dentro nos permite atender mais pacientes com maior rapidez, sem comprometer a qualidade”.
A equipe do hospital, formada por 10 farmacêuticos oncológicos, garante que os medicamentos sejam manipulados de maneira segura. “A manipulação dos fármacos exige um rigor técnico para garantir que o produto permaneça estéril e seguro para o paciente”, explica o farmacêutico Hugo Carvalho. O processo é realizado em uma “sala limpa”, um ambiente controlado com janelas especiais para evitar a passagem de partículas. Dentro da sala, o farmacêutico usa equipamentos de proteção, como máscara e luvas, para garantir a segurança de todos os envolvidos.
O HRT continua a se destacar por sua infraestrutura e compromisso com a excelência no tratamento de pacientes com câncer, refletindo diretamente na qualidade de vida e recuperação dos pacientes atendidos no Distrito Federal.