Foto: Renato Alves
Hoje, dia 28 de novembro, Brasília sediou a 15ª edição do Fórum Nacional de Governadores, que teve como destaque a discussão sobre o fortalecimento de programas de combate à fome e à pobreza. A abertura do evento foi realizada pelo governador Ibaneis Rocha, que ressaltou a importância de debater temas fundamentais para a gestão pública e o desenvolvimento do país.
Durante o evento, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, apresentou propostas focadas no empreendedorismo e geração de emprego como principais ferramentas para tirar as pessoas da vulnerabilidade social. O ministro explicou que o combate à fome deve ir além da distribuição de alimentos, integrando ações que promovam a autonomia financeira das famílias.
“Precisamos trabalhar o social como parte do desenvolvimento econômico. A ideia é gerar oportunidades para que as pessoas possam sair da pobreza, não apenas da fome. O caminho mais potente é o emprego e o empreendedorismo”, afirmou Wellington Dias.
Uma das principais propostas foi a capacitação das pessoas atendidas pelo “Cadastro único”, preparando-as para ingressar no mercado de trabalho ou empreender. A parceria com o Sistema S, redes de educação estaduais e grandes empresas será fundamental para implementar essas ações, proporcionando aos brasileiros uma formação que os tire da condição de vulnerabilidade social.
O Fórum também abordou outros temas essenciais, como segurança pública, saúde e reforma tributária, com foco na criação de soluções que beneficiem todos os estados e melhorem a qualidade de vida da população.
Este encontro reforça a importância de iniciativas colaborativas entre governo federal, estaduais e a iniciativa privada, com o objetivo de combater a pobreza de forma eficaz e duradoura, promovendo o desenvolvimento econômico e social do país.