Foto: Jotta Casttro
As equipes de handebol masculina e feminina do Distrito Federal têm mostrado grande desempenho nos Jogos da Juventude 2024, em João Pessoa (PB), e estão invictas após a segunda fase da competição. Com vitórias expressivas sobre as equipes da Bahia e Rondônia, ambas as seleções seguem na luta pela ascensão à 2ª divisão, uma meta importante para o DF, que atualmente compete na 3ª divisão.
Vitórias marcantes
Na segunda-feira, 25 de novembro, o time feminino do DF iniciou o dia com uma impressionante vitória por 39 a 12 contra a Bahia, mostrando sua força logo no início da jornada. No período da tarde, a equipe masculina também brilhou ao vencer Rondônia por 28 a 22, garantindo sua segunda vitória consecutiva. Com esses resultados, as equipes continuam firmes na disputa pela vaga na 2ª divisão.
Equipe masculina: entrosamento e dedicação
A equipe masculina é composta em sua maioria por estudantes da rede pública de ensino de Samambaia. Seis dos 11 atletas estudam no Centro de Ensino Médio (CEM) 414 e no Centro Educacional (CED) 123. O entrosamento da equipe, que joga junta desde o 5º ano, tem sido um grande diferencial na competição. Luiz Eduardo Barigchum, central do time e estudante do CEM 414, destaca a importância dos treinos e da união do grupo para conquistar o objetivo de subir para a 2ª divisão. “Treinamos muito para chegar até aqui. Nossa dedicação é o que nos faz acreditar nessa vaga”, afirma Luiz Eduardo.
Equipe feminina: confiança e empolgação
No time feminino, a jovem Kamille Vitória Grassi, de 15 anos, estudante do Centro de Ensino Fundamental (CEF) 13 de Ceilândia, também está disputando sua primeira edição dos Jogos da Juventude. Após a vitória expressiva sobre a Bahia, Kamille se mostrou confiante, mas cautelosa sobre os desafios futuros. “Estamos bem preparadas, mas ainda temos muito pela frente”, disse a atleta, que começou no handebol aos 9 anos e se encantou pelo esporte após passar por outras modalidades.
Desempenho no atletismo: medalhas para o DF
Além do handebol, o Distrito Federal também obteve destaque nas competições de atletismo. Henrique Alencar, do CEM Asa Norte, e Josué Barros Natividade, do Centro de Ensino Médio 01 de Sobradinho, conquistaram medalhas de bronze nas provas de 400 metros e 800 metros, respectivamente. Com essas vitórias, o DF acumula 11 medalhas até o momento e ocupa o 18º lugar no ranking geral.
Oportunidade para jovens talentos
Os Jogos da Juventude 2024 são uma vitrine para os jovens atletas do DF, muitos dos quais estão representando a rede pública de ensino local. Com a competição se aproximando de seu encerramento, que acontece até quinta-feira (28), as equipes do DF seguem com boas chances de alcançar a 2ª divisão, destacando-se pelo talento, dedicação e força de vontade.
Acompanhe a jornada
Fique atento às atualizações sobre os Jogos da Juventude 2024 e apoie nossos jovens atletas na busca por novas conquistas!.