Foto: Paulo Evander
O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) de Brasília apresenta a exposição Indomináveis presenças, uma mostra coletiva de artes visuais contemporâneas que celebra a emancipação identitária de grupos marginalizados, incluindo comunidades negras, indígenas e LGBTQIPAN+. A exposição, que ocorre de 19 de novembro a 12 de janeiro, ocupa o Pavilhão de vidro e conta com a idealização da AfrontArt – Quilombo Digital de Artes, com o patrocínio do Banco do Brasil e fomento da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura.
Com entrada gratuita, a exposição oferece uma jornada única por meio de 114 obras de 16 artistas que, com diferentes experiências e em diversos estágios de suas carreiras, exploram uma visão de mundo que emerge das margens das artes visuais no Brasil. A visitação é indicada para todos os públicos e pode ser feita de terça a domingo, das 9h às 21h, com entrada no espaço expositivo até 20h40. Os ingressos podem ser retirados no site www.bb.com.br/cultura ou na bilheteira do CCBB a partir de 15 de novembro.
A curadoria da exposição é assinada por Luana Kayodè e Cíntia Guedes, que reuniram artistas de diversas partes do Brasil para trazer à tona uma abordagem crítica e sensível às questões de identidade e resistência. A curadoria busca confrontar o olhar colonial e refecundar a vida, celebrando a afirmação e a emancipação das vidas negras, indígenas e queer.
A exposição ´”Indomináveis presenças” reúne obras de artistas como Adu Santos, Bernardo Conceição, Bixa Tropical, Cosmos Benedito, Edgar Azevedo, Gê Viana, Rafa Bqueer, e outros, que exploram temas como ancestralidade, diversidade, memória e a desconstrução de estereótipos. Cada obra é um convite para refletir sobre as experiências de quem foi silenciado pela sociedade, mas que, através da arte, afirma sua presença e identidade.
A ação pedagógica da exposição também se estende ao público, com a iniciativa “Vem pro CCBB”, que disponibiliza transporte gratuito para o CCBB a partir da Biblioteca Nacional. A van circula nos horários 12h, 14h, 16h, 18h e 20h, e o ingresso da exposição garante o acesso à van, que está sujeita à lotação.
O CCBB Brasília se destaca como um espaço de resistência e acolhimento das comunidades marginalizadas, reforçando seu compromisso com a democratização do acesso à cultura e à arte. Ao visitar a exposição, o público tem a chance de vivenciar um dos mais importantes movimentos de transformação social e cultural do país.
Serviço:
- Exposição: Indomináveis presenças
- Idealização: AfrontArt – Quilombo Digital de Artes
- Curadoria: Luana Kayodè e Cíntia Guedes
- Local: Pavilhão de Vidro do CCBB Brasília
- Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edifício Presidente Tancredo Neves, Setor de Clubes Especial Sul
- Data: De 19 de novembro de 2024 a 12 de janeiro de 2025
- Horário: Terça a domingo, das 9h às 21h (entrada no espaço até 20h40)
- Entrada: Gratuita, mediante retirada de ingresso
- Informações: (61) 3108-7600 | ccbbdf@bb.com.br
- Instagram: @ccbbbrasilia | Tiktok: @ccbbcultura | YouTube: Bancodobrasil
Não perca a oportunidade de vivenciar essa poderosa mostra de resistência e identidade no CCBB Brasília!.