Foto: Fernando Frazão
Em novembro, São Paulo se prepara para receber uma programação cultural intensa em homenagem ao Dia da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. O mês é marcado por uma série de eventos, desde exposições e seminários até espetáculos e atividades de grande impacto, que refletem sobre a luta histórica dos povos negros e sua contribuição essencial para a formação da sociedade brasileira.
Atividades na capital paulista
A cidade de São Paulo, que instituiu o feriado em 2004, se destaca com uma programação cultural vasta e gratuita em diversos equipamentos públicos de cultura. Serão mais de 60 eventos realizados pela prefeitura, entre os quais se destacam:
- Exposições e museus: O Museu Afro Brasil, um dos maiores espaços dedicados à cultura negra, apresenta três exposições imperdíveis até o fim do ano: “Uma história do poder na África”, “Popular, populares” e “Pensar e repensar, fazer e refazer”. Já a Pinacoteca celebra a arte têxtil africana com a exposição “Entre a cabeça e a terra”, em cartaz até fevereiro de 2025.
- Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB): Com a ocupação “Preta: honrando o passado e fazendo o futuro”, o CCBB traz uma série de apresentações, palestras e performances entre 1º e 25 de novembro, abordando a importância da história negra na construção do futuro.
- Expo internacional Dia da Consciência Negra: De 22 a 24 de novembro, o Pavilhão 3 do Anhembi recebe a IV edição da expo internacional, com exposições e atividades que envolvem a arte, a cultura e a história dos negros no Brasil.
Eventos e programações especiais
A programação vai além das exposições, com atividades que envolvem a comunidade e incentivam o protagonismo negro:
- 1ª Bienal do samba SP: Com apresentações musicais, rodas de conversa e exposições sobre o samba e a cultura negra, a Bienal é uma ótima oportunidade para conhecer mais sobre esse patrimônio cultural brasileiro. O evento acontece até 1º de dezembro em três espaços da cidade, incluindo o Centro Cultural São Paulo e a Universidade Zumbi dos Palmares.
- Universidade Zumbi dos Palmares: Comemorando 20 anos de atuação, a universidade promove uma série de eventos durante todo o mês de novembro, com destaque para a Virada da consciência, que acontecerá no dia 20. A programação inclui o Troféu Raça negra, o Congresso de educação antirracista e muito mais.
Atividades na região metropolitana
As cidades da Grande São Paulo também oferecem eventos para celebrar o mês da Consciência Negra, como:
- Osasco: A cidade celebra a 20ª edição do Novembro Negro, com uma programação que vai até o dia 29 de novembro, abordando temas como identidade e empoderamento negro.
- Guarulhos: A cidade promove atividades culturais e educativas, como a exposição: Mulheres e homens que fizeram história e a Marcha da Consciência Negra no dia 20, além de uma premiação para personalidades negras que se destacaram no município.
Programação para todos os públicos
De exposições a shows, de seminários a festas literárias, as atividades oferecidas no Dia da Consciência Negra são pensadas para todos os públicos, com foco em promover o conhecimento e a valorização da cultura negra, além de estimular o debate sobre questões sociais e raciais. Para acompanhar a agenda completa, e saber mais basta acessar o link.
Aproveite este mês de celebração e reflexão para vivenciar e apoiar as manifestações culturais que ajudam a construir um Brasil mais igualitário e consciente de sua rica diversidade.