Foto/divulgação
A artista Panmela Castro se despede das performances da exposição “Ideias radicais sobre o amor” com a impactante apresentação de “Ruptura”, neste sábado, 12 de outubro, às 16h, no Museu de Arte do Rio (MAR). Esta será uma oportunidade única para quem deseja conferir de perto a força expressiva de Panmela, que usa o exagero e a caricatura da feminilidade para questionar e romper com os estereótipos de gênero.
A performance, que envolve até o corte de seu próprio cabelo, simboliza a libertação da artista de personagens femininas opressivas, abrindo um espaço profundo para reflexões sobre gênero e alteridade. “Ruptura” foi apresentada pela primeira vez em 2015, na exposição “Eva”, e retorna agora quase 10 anos depois, encerrando um ciclo importante na carreira de Panmela.
Sobre a exposição “Ideias radicais sobre o amor”
Com mais de 20 anos de carreira, Panmela Castro explora temas como afetividade, solidão, empoderamento e memórias. A exposição, com curadoria de Daniela Labra, apresenta 17 obras, sendo 10 inéditas, entre performances, esculturas, vídeos e fotografias. Todas as peças convidam o público a interagir e participar das criações da artista.
Destaque para obras como “Chá das cinco”, onde os visitantes podem compartilhar conselhos, e o “Vestido siamês”, um grande vestido que pode ser usado por duas pessoas ao mesmo tempo. A exposição estará em cartaz até o dia 24 de novembro de 2024, com diversas ativações ao longo do período.
Serviço:
Performance “Ruptura” – Panmela Castro Data: 12 de outubro de 2024, às 16h
Local: Museu de Arte do Rio (MAR) – Praça Mauá, 5, Rio de Janeiro – RJ
Ingressos: R$ 20 (inteira) | R$ 10 (meia) | Entrada gratuita às terças-feiras
Horário da exposição: De terça a domingo, das 11h às 18h (última entrada às 17h)
Acesse o site do Museu de Arte do Rio para mais informações!
Não perca essa experiência única!.