Foto: Marcelo Camargo
A educação dos anos finais do ensino fundamental, que vai do 6º ao 9º ano, está recebendo uma atenção especial no Brasil. Essa fase, que abrange crianças e jovens entre 11 e 14 anos, é crucial para o futuro acadêmico e pessoal dos estudantes, mas também é marcada por desafios significativos, como a transição para uma nova fase escolar e o enfrentamento de complexidades acadêmicas e pessoais.
Recentemente, o Seminário Internacional Construindo uma Escola para as Adolescências, realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), destacou a importância de abordar a reprovação e o abandono escolar nessa etapa. O evento foi transmitido online e reuniu especialistas para discutir estratégias e soluções.
A socióloga e educadora Edneia Gonçalves, da ONG Ação Educativa, sublinhou o papel da escola na redução das desigualdades sociais, afirmando que é fundamental garantir a todas as pessoas uma trajetória escolar que permita aprendizagens significativas. Dados revelam que a população mais vulnerável enfrenta maiores taxas de reprovação e abandono escolar.
O governo federal lançou o Programa de Fortalecimento para os Anos Finais do Ensino Fundamental, conhecido como Programa Escola das Adolescências. O objetivo é criar um ambiente escolar que reflita a diversidade das experiências adolescentes no Brasil, promovendo um espaço acolhedor e de qualidade. O programa oferece suporte técnico e financeiro para escolas e é focado em melhorar o acesso, o progresso e o desenvolvimento integral dos estudantes.
Além disso, o estudo Diálogos Políticos em Foco para o Brasil, da OCDE e da Fundação Itaú Social, revelou que, embora muitos países enfrentem desafios semelhantes, o Brasil se destaca pela necessidade urgente de melhorias em áreas como senso de pertencimento e clima disciplinar nas escolas.
Com iniciativas como o Programa Escola das Adolescências e o incentivo à pesquisa sobre práticas educacionais eficazes, o Brasil está dando passos importantes para garantir uma educação mais inclusiva e de qualidade para todos os estudantes na adolescência.