O poeta Nicolas Behr está lançando a antologia “POESIA, GALERA!” de forma itinerante em quatro escolas públicas do campo no Distrito Federal durante o mês de agosto. Com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), a iniciativa busca levar a poesia a estudantes de Ceilândia, Brazlândia, São Sebastião e Sobradinho. A antologia, que reúne poemas escritos entre 1977 e 2023, também inclui áudios com declamações da atriz Malu Mader.

“A ideia é facilitar a leitura e atrair os jovens para a poesia, incentivando a leitura e a discussão sobre Brasília e temas que nos tocam”, comenta Nicolas Behr. “Estou animado com a distribuição deste livro, que vai chegar nas mãos certas, nas mãos dos estudantes”, acrescenta.
Projeto gráfico e conteúdo digital
Com um projeto gráfico de Gabriel Menezes e capa criada pelo próprio poeta, “POESIA, GALERA!” combina cores sóbrias e vibrantes em uma diagramação dinâmica. A obra não se limita ao formato impresso, sendo também disponibilizada digitalmente no site nicolasbehr.com.br, com QR codes que levam a áudios dos poemas recitados por Malu Mader.
Para Behr, o livro físico é insubstituível: “O livro não é deletável”, afirma. Contudo, ele reconhece a importância das novas tecnologias para a disseminação da poesia. “A poesia não pode se dar ao luxo de esnobar essas novas tecnologias”, brinca o poeta.

Atividades formativas
Durante a circulação, Nicolas Behr realizará palestras em cada uma das quatro escolas, discutindo o livro, o hábito de ler e escrever, e seus métodos de criação textual. Essas atividades visam quebrar barreiras entre escritor e leitor e incentivar os participantes a encontrarem poesia em seu cotidiano.
Sobre Nicolas Behr
Nicolas Behr nasceu em Cuiabá, em 1958, e vive em Brasília desde 1974. Associado à geração mimeógrafo e à poesia marginal brasileira, ele publicou mais de 20 livros desde sua estreia com “Iogurte com Farinha” em 1977. Behr é semifinalista do Prêmio Oceanos 2023 com o livro “O itinerário do curativo” e atualmente dedica-se a um viveiro de plantas.
A antologia “POESIA, GALERA!” é composta por duzentos poemas, muitos dedicados às peculiaridades da capital federal. A curadoria contou com a participação do jornalista e escritor José Rezende Jr.

Programação da circulação de “POESIA, GALERA!”:
- 06 de agosto, 20h – CED Incra 09 de Ceilândia
- 14 de agosto, 11h – CED Irmã Maria Regina Velanes Regis de Brazlândia
- 21 de agosto, 11h – CED Prof. Carlos Ramos Mota de Sobradinho
- 23 de agosto, 11h – CEF Nova Betânia de São Sebastião