Em 2024, Brasília celebra 64 anos desde sua fundação em 21 de abril de 1960, enquanto Roma, fundada em 21 de abril de 753 a.C., marca 2777 anos. Ambas são capitais – Brasília do Brasil e Roma da Itália – e compartilham a mesma data de fundação, simbolizando o início e a continuidade da importância política, histórica e cultural em seus respectivos países. A moderna Brasília, com seu planejamento urbano inovador e arquitetura monumental, contrasta com a antiga Roma, conhecida por seu rico patrimônio histórico e contribuições fundamentais à arquitetura, política e direito (Wikipedia).
Para continuar falando sobre Brasília, é interessante destacar que a cidade, planejada pelo urbanista Lúcio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer, é notável por sua arquitetura modernista e foi designada Patrimônio Mundial pela UNESCO. Sua concepção visava promover a integração nacional e o desenvolvimento do interior do Brasil. A programação de aniversário de Brasília geralmente inclui eventos culturais, shows e atividades cívicas, celebrando sua rica história e futuro promissor. Curiosidades sobre a cidade incluem seu design em forma de avião e o fato de ser a única cidade construída no século XX a ser considerada Patrimônio Mundial.

Para celebrar o aniversário de Brasília em 2024, a capital brasileira se prepara para uma série de eventos marcantes que prometem animar tanto moradores quanto visitantes. As festividades começam no dia 19 de abril com um show da banda Biquini Cavadão, seguido por uma performance especial do DJ Alok no dia 20, (em breve ele receberá homenagem como cidadão honorário de Brasília pelo deputado Ricardo Vale). No dia 21, Xand Avião toma o palco, trazendo seu forró eletrizante. O encerramento será na Torre de TV, com Jorge Aragão embalando o público ao som de samba ao pôr do sol, marcando o fim das comemorações com chave de ouro.