Crédito: Tatiana Terra
Brasília, a capital construída para ser Patrimônio Cultural da Humanidade, está prestes a revelar suas histórias mais íntimas e fascinantes. O Museu Vivo da Memória Candanga abre suas portas ao público com o programa educativo “Memória Candanga”. As visitas, agendadas para os sábados, 25 de novembro e 02 de dezembro, às 10 horas, prometem uma imersão na história vibrante e diversificada da construção da nova capital.
O programa, uma iniciativa do Núcleo de Arte do Centro-Oeste (NACO) e apoiado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (SECEC/DF), oferece ao público uma oportunidade única de conectar-se com o passado da cidade. Com classificação indicativa livre e acessibilidade em Libras, as visitas mediadas são uma janela para entender o contexto cultural e histórico de Brasília.

Carolina Palhares, Coordenadora do Programa Educativo Memória Candanga, convida brasilienses e visitantes a redescobrirem a rica história da cidade: “O Museu Vivo da Memória Candanga é um espaço para que os brasileiros se reconectem com um capítulo importante da história, a construção da capital. É aqui que se entrelaçam as histórias de milhares de homens e mulheres que contribuíram para fazer desta terra o território mais diverso e plural do Brasil.”
As mostras como “Poeira, Lona e Concreto”, “A Importância da Mulher na Construção da Nova Capital” e “Candangos Pioneiros: Edson Porto e Ernesto Silva” trazem à tona as narrativas esquecidas e os rostos não vistos que moldaram o berço da capital brasileira. As fotografias de Jankiel Gonczarowska, que documentam a construção de Brasília, são uma janela para o passado, capturando a essência e o espírito dos pioneiros, os candangos.
As visitas guiadas são uma oportunidade educacional e cultural imperdível. O projeto, financiado pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC-DF), é um convite para moradores e visitantes mergulharem na alma de Brasília, uma cidade nascida da poeira, mas que se elevou como um símbolo de diversidade e inovação.
Os interessados em participar das visitas podem agendar por Whatsapp: (61) 98102-6117. Não perca a chance de vivenciar uma jornada pela história viva de Brasília!
#CulturaBrasília #MemóriaCandanga #HistóriaViva #MuseuVivo