Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Home Cinema

Recife recebe pela primeira vez encontro nacional que reúne talentos do audiovisual brasileiro

14/04/2026
Crédito: Bacaro Borges_Projeto Paradiso

Crédito: Bacaro Borges_Projeto Paradiso

Compartilhe essa notíciaEnvie por e-mail

A capital pernambucana será sede, pela primeira vez, do Encontro Nacional da Rede Paradiso de Talentos, iniciativa realizada pelo Projeto Paradiso para conectar e impulsionar carreiras no setor audiovisual. Em sua terceira edição, o evento acontece nos dias 17 e 18 de abril de 2026, em Recife, reunindo cerca de 220 profissionais do audiovisual brasileiro, entre cineastas, produtores, roteiristas, distribuidores e convidados do Brasil e do exterior.

Depois de passar por São Paulo e Salvador, onde reuniu 104 e 140 participantes, respectivamente, o encontro chega ao Recife reforçando o protagonismo da cidade e do Nordeste no cenário audiovisual nacional. A programação contará com nomes de destaque como Marcelo Gomes, integrante do Conselho Consultivo do Projeto Paradiso; Kleber Mendonça Filho e Emilie Lesclaux, recentemente indicados ao Oscar; Tiago Melo, diretor da Yellow Cake, selecionado no Festival de Roterdã; além do cineasta britânico-nigeriano Akinola Davies Jr., vencedor do prêmio de Melhor Estreia Britânica no BAFTA deste ano, convidado internacional do evento.

A proposta do encontro é fortalecer a Rede Paradiso de Talentos, formada por profissionais do audiovisual já apoiados por programas e bolsas do Projeto Paradiso. Atualmente, a rede reúne 262 talentos de todo o país, sendo 65 do Nordeste, o equivalente a 25% dos integrantes, e 18 de Pernambuco. Entre os participantes confirmados estão nomes como Grace Passô, Dora Amorim, Deo Cardoso, Fellipe Fernandes, Pethrus Tibúrcio e Daniel Bandeira.

Segundo Josephine Bourgois, diretora executiva do Projeto Paradiso, a escolha do Recife tem forte valor simbólico e estratégico. A cidade, afirma, consolidou-se como um dos principais polos criativos do audiovisual brasileiro, com produção reconhecida nacional e internacionalmente e nomes como Marcelo Gomes, Kleber Mendonça Filho, Cláudio Assis, Hilton Lacerda e Gabriel Mascaro.

Além da programação voltada ao setor, o encontro também ganha identidade visual própria, assinada pelo artista pernambucano Bacaro Borges, filho do mestre da xilogravura J. Borges. A criação reúne símbolos marcantes da cultura pernambucana, como La Ursa, o caranguejo, o mandacaru, os tubarões das praias da capital, as sombrinhas do frevo e as pontes do Recife, combinados a referências do cinema local, com menções a obras como “O Agente Secreto”, “Cinema, Aspirinas e Urubus” e “Boi Neon”.

Voltada exclusivamente a participantes e convidados, a programação inclui atividades formativas, debates, encontros entre profissionais e sessões de cinema. A agenda principal começa na sexta-feira, 17 de abril, no Cais do Sertão, com abertura institucional conduzida por representantes do Projeto Paradiso, entre eles sua fundadora, Olga Rabinovich, além de integrantes do Conselho Consultivo. O evento também terá exibições especiais no Cinema da Fundação Joaquim Nabuco, no Derby, e no Cinema São Luiz.

O encontro conta com apoio das Secretarias de Turismo e de Cultura do Estado de Pernambuco, da Empetur, da Fundarpe, do Cais do Sertão, do Cinema São Luiz, do Cinema da Fundação e da Fundação Joaquim Nabuco. Também participam como parceiros a Mostra Internacional de Cinema São Paulo, o Instituto Guimarães Rosa e o British Council, no contexto do Ano Cultural Brasil–Reino Unido 2025–26. A cobertura internacional será feita pela revista Variety.

Sobre o Projeto Paradiso

O Projeto Paradiso é uma iniciativa filantrópica do Instituto Olga Rabinovich voltada à formação profissional e à geração de conhecimento no audiovisual. Desde 2018, a organização investe em bolsas, mentorias, cursos e pesquisas, com foco na internacionalização e no desenvolvimento de profissionais brasileiros em diferentes fases da carreira. Ao longo dos últimos anos, a iniciativa já beneficiou centenas de nomes do setor audiovisual no país.

Post Anterior

Capobianco destaca ações do governo para proteger o meio ambiente e enfrentar os efeitos da crise climática

Próximo Post

Semana de Design em Milão destaca presença brasileira no iSaloni e na Eurocucina

Related Posts

Entre os dias 17 e 22 de abril, o Cine Brasília recebe uma mostra gratuita com 23 produções nacionais, entre curtas e longas-metragens | Foto: Divulgação/Secec-DF

Cine Brasília celebra 66 anos com mostra gratuita da Cinemateca Brasileira no aniversário da capital

O Cine Brasília entra no clima do aniversário da capital federal com uma programação especial que reforça seu peso histórico...

Selton Mello em cena do filme 'La Perra' - Divulgação

Selton Mello vai a Cannes com filme de diretora chilena exibido na Quinzena dos Realizadores

O ator Selton Mello estará no Festival de Cannes 2026 com o longa “La Perra”, dirigido pela cineasta chilena Dominga...

“Caso 137”: thriller francês de Dominik Moll estreia nos cinemas brasileiros em 16 de abril

O thriller policial francês “Caso 137” chega aos cinemas brasileiros no dia 16 de abril, levando ao público uma trama...

Cinema São Luiz recebe sessão especial com cineasta premiado no BAFTA

Foto: Akinola e Whales Davies O "Cinema São Luiz" será palco de um encontro especial entre o público brasileiro e...

Curta! destaca memória da ditadura e direitos indígenas em estreias inéditas nesta semana

O canal Curta! aposta em uma programação marcada por memória, resistência e reflexão histórica entre os dias 13 e 19...

Cannes 2026 divulga seleção à Palma de Ouro sem filmes brasileiros na competição

Festival de Cannes anunciou os títulos da disputa principal da 79ª edição, marcada para 12 a 23 de maio de...

Divulgação

TV Cultura hoje exibe o clássico O Bandido da Luz Vermelha

Marco do cinema marginal brasileiro, o longa de Rogério Sganzerla vai ao ar na faixa CineCult neste sábado, 11 de...

Próximo Post

Semana de Design em Milão destaca presença brasileira no iSaloni e na Eurocucina

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga Nos! <3

Recommended

Bruna Takahashi conquista bicampeonato na Copa Pan-americana de tênis de mesa e garante vaga na Copa do mundo

Últimos dias para conferir o espetáculo “Let’s Play That ou Vamos Brincar Daquilo”, com Tuca Andrada, no CCBB Brasília

Confira os vencedores do II Prêmio Candanguinho de Poesia Infantojuvenil

Most Popular

Divulgação: Damian, novo Brawler de Brawl Stars
Games

Electric Callboy se une a Brawl Stars em “Hypercharged” e apresenta Damian, novo brawler do jogo

Entretenimento

Netflix vira alvo de memes de fãs de JoJo após incerteza sobre continuação de Steel Ball Run

Entre os dias 17 e 22 de abril, o Cine Brasília recebe uma mostra gratuita com 23 produções nacionais, entre curtas e longas-metragens | Foto: Divulgação/Secec-DF
Cinema

Cine Brasília celebra 66 anos com mostra gratuita da Cinemateca Brasileira no aniversário da capital

Site Links

  • Cadastre-se
  • Acessar
  • Feed de posts
  • Feed de comentários
  • WordPress.org

Sobre Nós

CidadeCULT

O CidadeCult é um portal de jornalismo cultural e conteúdo urbano, com base em Brasília, criado para registrar, celebrar e fortalecer a cena artística e criativa da cidade. Aqui, cultura não é só entretenimento: é identidade, memória, economia criativa, encontro e pertencimento.
Nosso trabalho é informar e inspirar: divulgamos agenda cultural, cobrimos eventos, produzimos reportagens, entrevistas e conteúdos especiais sobre artes, música, literatura, gastronomia, iniciativas comunitárias e tudo o que faz a cidade vibrar.
Acreditamos em uma comunicação que aproxima, dá visibilidade a novos talentos e amplia o acesso à cultura, conectando pessoas a experiências, espaços e histórias que merecem ser vistas.

  • Setup menu at Appearance » Menus and assign menu to Footer Navigation

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Home
  • Entrevista
  • Brasília
  • Indústria & Comércio
  • Entretenimento
  • Games
  • Filme
  • Música
  • Esporte & Fit
  • Moda
  • Estilo de Vida
  • Viagem
  • Ciência e Tecnologia
  • Saúde
  • Food

© 2026 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.