Foto/divulgação
A Mostra do Filme Livre (MFL) está de volta a São Paulo!. Após seis anos longe das telas paulistas, a 21ª edição do evento ocupará o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) ao longo de fevereiro, com 170 filmes brasileiros independentes e sessões gratuitas.
Além de apresentar uma ampla diversidade de narrativas, a mostra presta homenagem ao escritor, cineasta e ex-professor da Universidade Federal Fluminense Roberto Moura e ao cineasta mineiro Sylvio Lanna, falecido no ano passado. Entre os destaques, o público poderá conferir “KATHARSYS – Histórias dos anos 80”, filme de Moura que marcou a última atuação de Grande Otelo, e o clássico “A Sagrada Família” (1970), de Lanna, estrelado por Paulo Cesar Pereio, Milton Gontijo e Teresinha Soares.
Sessões temáticas para diferentes públicos
A Mostra do Filme Livre aposta na diversidade de estilos e gêneros cinematográficos, com sessões temáticas que ampliam o acesso a obras autorais e inovadoras:
Mostrinha Livre – filmes voltados para o público infantil
Mundo Livre – produções realizadas por brasileiros no exterior
Biografemas – filmes que retratam a vida e obra de artistas
Pílulas – curtas de até 5 minutos
Caminhos – produções desenvolvidas em escolas de cinema
Sonoras – experimentações entre música e cinema
Territórios – filmes que abordam identidade e pertencimento
Cabine Livre – obras focadas na força das imagens, sem fio narrativo
Autorias – espaço dedicado a veteranos do cinema independente
A curadoria é assinada por Guilherme Whitaker, Scheilla Franca e Gabriel Sanna, que ressaltam o papel da mostra na difusão do cinema independente no Brasil.
Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados presencialmente na bilheteria do CCBB, uma hora antes das sessões, ou reservados online. Em março, uma seleção de 30 filmes estará disponível na Mostra Online.
Mostra do Filme Livre – 21ª edição
De 1º a 28 de fevereiro
CCBB São Paulo – Rua Álvares Penteado, 112, Centro
Entrada gratuita
Uma oportunidade imperdível para conhecer o cinema autoral brasileiro e prestigiar a produção audiovisual independente!.