Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
Receber a agenda no meu WhatsApp
WhatsApp
Olá , boas-vindas ao CidadeCULT
Oba! Já te adicionei aqui. ⚠️ IMPORTANTE: Para você receber nossas mensagens, salve o número do CidadeCult nos seus contatos agora mesmo!
Abrir bate-papo
Powered by Joinchat
Home Agenda

Back2Black faz estreia em Paris e ocupa o Théâtre du Châtelet em 3 de abril

26/02/2026
Compartilhe essa notíciaEnvie por e-mail

O Back2Black, festival brasileiro criado em 2009, chega pela primeira vez a Paris e toma conta do Théâtre du Châtelet no dia 3 de abril de 2026 (sexta-feira), a partir das 20h, com uma programação que atravessa música, cinema, artes visuais e reflexão sobre as conexões África–Brasil.

No palco, o festival reúne Gilberto Gil, Agnes Nunes, o camaronês Blick Bassy e a DJ guineense Sandra Baldé (Umafricana). Além dos shows, a edição parisiense inclui a conferência “África-Brasil”, uma exposição de obras de Carybé e a primeira exibição na França do documentário “3 Obás de Xangô”, dirigido por Sérgio Machado, sobre a amizade e a força criativa de Jorge Amado, Dorival Caymmi e Carybé.

Imagens: Divulgação Lupa

Gilberto Gil em noite especial no Châtelet

Um dos nomes centrais da música afro-brasileira, Gilberto Gil se apresenta no teatro francês acompanhado por filhos e netos, em um show que dialoga com a fase recente de sua trajetória: a turnê “Tempo Rei”, anunciada como despedida dos grandes palcos no Brasil, e que segue com datas internacionais. Em Paris, o público do Back2Black deve reencontrar clássicos de mais de seis décadas de carreira.

Agnes Nunes + Blick Bassy: encontro afro-soul contemporâneo

Outro destaque é o encontro entre a baiana Agnes Nunes e Blick Bassy, em um set que conecta ancestralidade e contemporaneidade. Agnes, um dos nomes mais presentes na nova música brasileira, transita por MPB, forró e blues; já Bassy é conhecido por unir tradições do povo Bassa a soul, folk e eletrônica, cantando também em sua língua nativa.

Em declaração sobre a participação, Agnes ressalta o peso simbólico do encontro: dividir a noite com Gil e com um artista africano em Paris reforça o sentido do festival como vitrine de uma cultura brasileira que vai além do “imaginário tropical”.

Sets de Sandra Baldé (Umafricana) e ocupação da praça

Nos intervalos e momentos de celebração, Sandra Baldé (Umafricana) comanda os sets com funk, afrobeats e amapiano, em uma pesquisa de pista que cruza sons do continente africano e diálogos com pop, R&B e latinidades.

A programação também mira a rua: a proposta é estender a experiência para a Place du Châtelet, com atividades que envolvem gastronomia, música e dança, reforçando a ideia do Back2Black como manifesto afro-brasileiro e gesto de diplomacia cultural.


Serviço

Back2Black Paris – Uma manifestação afro-brasileira em Paris
📅 03 de abril de 2026 (sexta-feira)
🕗 20h
📍 Théâtre du Châtelet (1, place du Châtelet, Paris)
🎫 Ingressos: € 8 a € 84 (venda no site oficial do teatro)

Post Anterior

Bonecaço leva cortejo de bonecos gigantes aos parques do DF neste sábado (28/02), em Taguatinga

Próximo Post

MASP estreia no Brasil a força têxtil do povo Wichí em “Claudia Alarcón & Silät: viver tecendo”

Related Posts

É nesta semana: “Moraes Musical Moreira” chega ao Teatro Nacional em Brasília

Após reunir mais de 12 mil espectadores em Salvador e Recife, musical que celebra a obra de Moraes Moreira ocupa...

“Papo de Lixo” leva teatro de bonecos e educação ambiental ao Gama com entrada gratuita

Espetáculo do grupo Roupa Ensaio será apresentado em 26 de setembro, na Praça das Artes, e aborda cuidado com o...

“A Travessia” volta a Brasília com teatro, dança e realidade virtual em sessões gratuitas

Espetáculo inspirado em caminhada real de 240 quilômetros ganha nova montagem nos dias 23 e 24 de outubro, na Sala...

“O Filho”, com Gabriel Braga Nunes e Maria Flor, estreia neste fim de semana em Brasília

Sucesso internacional de Florian Zeller terá apenas duas apresentações, dias 26 e 27 de setembro, no Teatro UNIP Brasília recebe...

“O Filho”, com Gabriel Braga Nunes e Maria Flor, chega a Brasília para curta temporada

Peça do dramaturgo francês Florian Zeller será apresentada nos dias 26 e 27 de setembro, no Teatro UNIP, e aborda...

Falcão faz show gratuito em Brasília nesta quarta (16)

Cantor cearense é a atração da 43ª edição do ArteFato, no Teatro dos Bancários; entrada é gratuita, com retirada de...

Whindersson Nunes faz dois shows no DF neste fim de semana

Humorista apresenta “Isso Definitivamente Não É Um Culto” em Taguatinga, no sábado (19), e em Brasília, no domingo (20) Whindersson...

Próximo Post

MASP estreia no Brasil a força têxtil do povo Wichí em “Claudia Alarcón & Silät: viver tecendo”

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Siga Nos! <3

Recommended

Guará entra no ritmo junino com edição especial da Rua de Lazer neste domingo (29)!

Estação da Música Clássica ilumina o Gama com concerto solo de trompa por Yuri Zuvanov.

Screen Brasil: Brasil em cena no exterior com apoio da Embratur e Projeto Paradiso!

Most Popular

Arte

4ª Bienal Black Brazil Art reúne 125 artistas e leva programação gratuita a Recife

Literatura

Clube de Leitura chega ao CCBB Brasília com Ana Miranda e Andressa Marques

Cinema

Self Portrait estreia no Cine Brasília e abre celebração de 10 anos do First Body Programme

CidadeCULT

© 2026 JNews - O CidadeCult não é apenas um portal de notícias; é um ecossistema de diálogo. Dialogamos com a arte, o pensamento crítico e o cotidiano irbano com um olhar e linguagem acessível.

Navigate Site

  • Setup menu at Appearance » Menus and assign menu to Footer Navigation

Siga-nos

Nenhum Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Agenda
    • Agenda Brasília
    • Agenda SP
  • Brasil
  • Brasília
  • Destaque
  • Entretenimento
  • Música
  • Arte
  • Cinema
  • Estilo de Vida
    • Esporte & Fit
  • Literatura
  • Mundo
  • Mundo Pet
  • Política & Sociedade
  • Saúde
  • Animes e mangás
  • Arte
    • teatro
  • Ciência e Tecnologia
  • Clipping
  • Colunistas
    • Beltides Rocha
    • Juliana Vidal
    • Renata Nandes
  • Destaque
  • Diversão
  • streaming
  • Diversidade
  • Educação
  • Empreendedorismo
  • Entretenimento
  • Games
  • Entrevista
  • Estilo de Vida
    • Esporte & Fit
    • Drinks & Foods
  • eventos
  • Exposição
  • Gente, Estilo e Moda
    • Moda
  • Indústria & Comércio
  • Literatura
  • Meio Ambiente
  • Mundo
  • Mundo Pet
  • Música
    • VOZES DA AMÉRICA LATINA
    • Shows
    • A história da canção
  • Oportunidade
  • Pioneiros de Brasília
  • Política & Sociedade
  • Saúde
  • Sororidade
  • turismo
  • Viagem

© 2026 JNews - O CidadeCult não é apenas um portal de notícias; é um ecossistema de diálogo. Dialogamos com a arte, o pensamento crítico e o cotidiano irbano com um olhar e linguagem acessível.

Receber a agenda no meu WhatsApp
WhatsApp
Olá , boas-vindas ao CidadeCULT
Oba! Já te adicionei aqui. ⚠️ IMPORTANTE: Para você receber nossas mensagens, salve o número do CidadeCult nos seus contatos agora mesmo!
Abrir bate-papo
Powered by Joinchat
Receber a agenda no meu WhatsApp
WhatsApp
Olá , boas-vindas ao CidadeCULT
Oba! Já te adicionei aqui. ⚠️ IMPORTANTE: Para você receber nossas mensagens, salve o número do CidadeCult nos seus contatos agora mesmo!
Abrir bate-papo
Powered by Joinchat