Foto/divulgação
A “Rede CT: Capacitação e Transformação” prorrogou até 17 de abril as inscrições para sua jornada formativa voltada a Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que atuam com esporte como ferramenta de transformação social. A iniciativa é gratuita, totalmente online e oferece suporte técnico para que projetos possam captar recursos por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte.
Com foco em organizações das regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste, o projeto quer inverter um cenário conhecido: em 2024, quase 73% dos investimentos da Lei de Incentivo ficaram concentrados no Sudeste. A ideia é democratizar o acesso, fortalecer iniciativas locais e garantir que mais pessoas tenham acesso a políticas públicas por meio do esporte.
A força do esporte como cultura e transformação:
Mais do que prática física, o esporte também é linguagem, pertencimento e cidadania. As “OSCs” participantes da formação têm trabalhos conectados a temas como educação, meio ambiente, cultura e diversidade, com atuação em comunidades urbanas e rurais, junto a crianças, jovens, idosos, pessoas com deficiência, LGBTQIAPN+, povos originários e muito mais.
Em 2024, a Rede CT capacitou 320 projetos, com mais de 170 mil pessoas impactadas diretamente. A proposta vai além da técnica: é uma aposta na potência de territórios historicamente invisibilizados.
Quem pode participar?
O edital é voltado para organizações com sede em GO, DF, MT, MS, AC, AP, AM, PA, RO, RR, TO, AL, BA, CE, MA, PB, PE, PI, RN e SE. Cada entidade poderá inscrever duas pessoas para a capacitação, que oferece conteúdos práticos e orientações sobre como elaborar projetos e acessar recursos públicos com base na legislação federal.
Sobre o projeto:
A Rede CT nasceu da união entre o Instituto Futebol de Rua, a Nexo Investimento Social e a Rede Igapó, com patrocínio do Itaú e, em 2025, apoio da B3. É hoje a maior iniciativa formativa sobre a Lei de Incentivo ao Esporte no Brasil.
SERVIÇO:
Prazo de inscrição: até 17 de abril;
Inscreva-se: capacitacaoetransformacao.org/selecao-ct;
Formação online e gratuita;
2 vagas por organização.