Foto: Jose Rosael
O Museu do Ipiranga, em São Paulo, inaugura no próximo sábado (5) o projeto “Cinema no Museu”, com exibições de filmes e documentários brasileiros seguidas de debates com realizadores e convidados. Com entrada gratuita, a iniciativa busca conectar o audiovisual às histórias presentes no acervo do museu, promovendo reflexões sobre a cultura e identidade brasileiras.
A sessão inaugural será dedicada ao documentário “Tava, a casa de pedra” (2012), produzido pela “ONG vídeo nas aldeias“. A direção é assinada pelos cineastas indígenas Patrícia Ferreira Pará Yxapy e Ariel Ortega Kuaray Poty, que estarão presentes no debate após a exibição. O filme aborda as ruínas das missões jesuíticas dos guarani, reconhecidas pela UNESCO como “Patrimônio mundial”, e destaca a perspectiva dos povos indígenas sobre sua história e território.
“Queremos ampliar as possibilidades de reflexão e imaginação sobre o passado, conectando a produção audiovisual às narrativas que compõem nossa identidade“, afirma David William Aparecido Ribeiro, responsável pelo projeto e professor do Museu Paulista da USP.
O evento é gratuito e as inscrições podem ser feitas pelo site oficial do Museu do Ipiranga.