Foto/divulgação
O “Museu da língua portuguesa”, em São Paulo, inaugura hoje (28) a exposição temporária “Fala falar falares”. Com curadoria da cenógrafa e cineasta Daniela Thomas e do escritor e linguista Caetano W. Galindo, a mostra interativa mergulha na riqueza dos sotaques e expressões do português falado no Brasil.
A exposição convida o público a refletir sobre como a língua evolui e se transforma, influenciada por diferentes culturas e povos. Entre as atrações, estão instalações que mostram como o som é produzido no corpo humano, um mapa interativo que revela a origem de palavras e um quiz para testar o conhecimento sobre os sotaques do país.
Outro destaque é uma sala circular com 12 telas exibindo depoimentos sobre orgulho, pertencimento e os desafios do preconceito linguístico. A proposta é incentivar a valorização da diversidade e combater estereótipos.
Além da exposição, o museu promove amanhã (29) o lançamento do livro “Na ponta da língua”, de Caetano W. Galindo, com bate-papo e sessão de autógrafos. A entrada no Museu da Língua Portuguesa é gratuita aos fins de semana, e a mostra segue em cartaz até setembro.