Foto/divulgação
A” IV edição do Festival Horizonte de Histórias” está chegando e, além de suas apresentações artísticas e contos narrativos, oferece também uma programação formativa especial. Entre os dias 17 de março e 2 de abril, Brazlândia, SIA e Estrutural serão palco do evento, que contará com uma residência artística e três oficinas práticas voltadas para professores, contadores de histórias e estudantes. As inscrições estão abertas até o dia 10 de março e podem ser feitas pelo site oficial do evento.
Residência artística
De 18 a 21 de março, das 14h às 17h, a residência “Palavra: a matéria-prima na arte-ofício do contador de histórias” será conduzida por Warley Goulart, do grupo “Os tapetes contadores de histórias” (RJ). A atividade ocorrerá no auditório da Coordenação Regional de Ensino (CRE) de Brazlândia e oferecerá um espaço para troca de experiências sobre a força da palavra e o uso de recursos plásticos na narração oral.
Oficinas
- “Ler com bebês e crianças: compartilhando leituras e multiplicando afetos”
- Formadora: Ana Neila Torquato
- Datas: 18 e 25 de março
- Horário: 8h30 às 11h30
- Local: Sala de cursos da CRE Brazlândia
- Voltada para professores da Educação Infantil, pais e cuidadores, a oficina aborda a leitura como ferramenta de vínculo afetivo e desenvolvimento cognitivo.
- “Caixinhas de guardar o tempo: leituras costurando memórias”
- Formadora: Alessandra Roscoe
- Datas: 24 e 25 de março
- Horário: 8h30 às 11h30
- Local: Biblioteca Érico Veríssimo de Brazlândia
- Explora a relação entre leitura, memória e conexões intergeracionais.
- “A leitura imagética em foco”
- Formadora: Sonia Soares
- Datas: 24 e 31 de março
- Horário: 14h às 17h
- Local: Auditório da CRE Brazlândia
- Apresenta a leitura de imagens como ferramenta de comunicação e compreensão não verbal.
Rodas de conversa
O evento também contará com rodas de conversa abordando temas como a força da oralidade na narração de histórias, representatividade cultural e políticas públicas para os contadores de histórias. Entre os convidados estão nomes como Tino Freitas, Joana Abreu, Kamu Dan Wapichana e Warley Goulart.
A coordenadora do Festival, Aldanei Menegaz, destaca a importância dessas atividades para a formação de contadores de histórias: “Através das oficinas e residências, é possível aprimorar habilidades, estimular a criatividade e ampliar a rede de contatos, fortalecendo a arte narrativa”.
Participe!
Todas as atividades são gratuitas!. Acesse o site festivalhorizontedehistorias.com para mais informações e inscrições. Siga também as redes sociais @paepalanthus para acompanhar as novidades do evento.
Venha celebrar a arte narrativa e dar asas à imaginação!.