Foto/divulgação
A TV Brasil lança hoje (13), às 23h, a série documental inédita “Dias de luta”. Com produção independente da Estratos Filmes, a série se propõe a refletir sobre datas históricas que marcaram a trajetória da população negra no Brasil. Ao longo de cinco episódios de 26 minutos, a produção investiga acontecimentos como a assinatura da Lei Áurea e o Dia da Consciência Negra, trazendo uma análise crítica sobre o impacto desses eventos na sociedade atual, especialmente após a pandemia de covid-19.
Idealizada por Gabriel Newton, que assina o roteiro e a direção, “Dias de luta” foca na importância das datas comemorativas e como elas podem ser repensadas para uma valorização mais fiel das conquistas e desafios enfrentados pela população negra brasileira. A série traz depoimentos de importantes vozes, como a deputada federal Erika Hilton, a historiadora Keilla Vila Flor, a pesquisadora Nutyelly Cena e o cineasta André Novais de Oliveira.
Primeiro episódio: “Abolição da escravatura e consciência negra”
O primeiro episódio, que vai ao ar hoje (13/02), aborda temas centrais como o 13 de Maio, Dia da Abolição da Escravatura, e o 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra. Com um olhar crítico, o episódio busca questionar como as datas históricas podem ser celebradas de maneira mais justa, refletindo sobre as lutas e conquistas do povo negro no Brasil.
Além das entrevistas com Erika Hilton e Keilla Vila Flor, o episódio conta com a visão da pesquisadora Nutyelly Cena, que analisa a situação da população negra após a abolição, destacando as consequências do racismo estrutural e as dificuldades que ainda perduram até hoje.
Temas importantes na série
Os episódios seguintes da série abordam temas igualmente essenciais, como a Lei do Ventre Livre, a intolerância religiosa e o Dia do Samba, com contribuições de especialistas, artistas e ativistas que compartilham suas visões sobre a representatividade da cultura negra, a resistência e as adversidades que a população negra ainda enfrenta.
A série também propõe uma reflexão sobre o futuro da população negra no Brasil e as estratégias de resistência frente aos desafios contemporâneos.
Valorização da produção independente
“Dias de luta” é uma das produções selecionadas pelo edital Prodav TVs Públicas, do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), e destaca a importância da produção independente na TV pública. Com foco em temas relevantes para a sociedade, a TV Brasil continua a apoiar e exibir conteúdos que promovem o debate e a reflexão crítica sobre questões sociais e culturais.
Não perca!. “Dias de luta’ vai ao ar todas as quintas-feiras, às 23h, na TV Brasil.