Foto/divulgação
O “Conexões da quebrada” abre inscrições para escritores, poetas, ilustradores e artistas periféricos que desejam participar da coletânea “Do rascunho à obra: a quebrada que lê também escreve”. Até o dia 15 de março, os interessados podem se inscrever por meio dos links disponíveis nos perfis de Instagram @poesianasquebradas e @institutoperiferialivre. Esta é uma oportunidade imperdível para artistas das periferias do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Entorno (RIDE) darem visibilidade à sua produção cultural.
Uma jornada de transformação e fortalecimento
O “Conexões de quebrada: potências femininas” começa hoje em 13 de fevereiro e se estende até 30 de maio, em Planaltina. Com 14 encontros formativos, o projeto é uma iniciativa do Instituto Palco e do Instituto Periferia Livre, com o apoio da Secretaria de Cultura do DF e do NEOLIM. Ao longo de mais de três meses, o projeto buscará transformar as realidades das periferias por meio da cultura e do empoderamento feminino, abordando temas como literatura marginal, cultura Hip-Hop, direitos humanos e a luta contra a violência doméstica e o trabalho infantil.
Chamamento marginal: dê voz à sua produção literária
Os escritores e poetas periféricos têm a chance de ter suas obras publicadas na coletânea “Do rascunho à obra: a quebrada que lê também escreve”, com o “Chamamento marginal”. O edital está aberto para autores do Distrito Federal e da RIDE, e as inscrições vão até 15 de março. Para participar, basta acessar os links nas bios dos perfis @poesianasquebradas e @institutoperiferialivre.
Programação do projeto
A programação do “Conexões de quebrada” oferece encontros que exploram diversos temas essenciais para o fortalecimento da cultura periférica, com oficinas de Hip-Hop, literatura marginal, e rodas de conversa sobre temas sociais e culturais. As palestras e oficinas serão realizadas na Universidade de Brasília (UnB) – Planaltina, e são abertas ao público.
Encerramento: bailão literário
Para encerrar em grande estilo, no dia 30 de maio, acontecerá o “Bailão literário”, com o lançamento da coletânea e apresentações culturais que celebrarão as produções artísticas das periferias.
Não fique de fora!
Se você é escritor, poeta ou artista periférico, essa é a chance de fazer sua voz ser ouvida. Participe e compartilhe suas histórias com o mundo!.
Serviço:
Inscrições para a coletânea: Até 15 de março de 2025
Como se inscrever: Acesse os links nas bios de @poesianasquebradas e @institutoperiferialivre
Local: Universidade de Brasília (UnB) – Planaltina
Data dos encontros: 13 de fevereiro a 30 de maio
Assessoria de imprensa: Ísis Dantas – (61) 98115-9068
Contato para entrevistas: Ravena Carmo (Poesia nas Quebradas) – (61) 98176-9305