Imagens/divulgação
Entre os dias 20 e 22 de fevereiro de 2025, a “Casa museu Carlos Scliar”, em Cabo Frio, abre suas portas para o evento “Scliarizando: todos temos nome e sobrenome”. O festival inédito visa promover e dar visibilidade ao movimento LGBTQIAPN+, por meio de uma programação repleta de atividades culturais, artísticas e reflexivas. Durante três dias, o público terá acesso a exposições, filmes, shows, oficinas e mesas de conversa, todas com foco em um mundo mais inclusivo e menos discriminatório.
Programação completa
20 de fevereiro (quinta-feira)
- 18h – Abertura da exposição “Nus”, de Carlos Scliar;
- 19h – Exibição do filme “Cabaré eldorado: o alvo dos nazistas” (Direção: Benjamin Cantu);
- 20h30 – Mesa de conversa: “Instabilidade política e social”, com Claridad Geraldeli (psicóloga) e David M. Achaval (psiquiatra).
21 de fevereiro de 2025 (sexta-feira)
- 19h – Exibição do curta “Point 44” (Direção: Marcio Paixão);
- 21h – Show com “Drags”: Monayra Manon (Rodrigo Rodrigues), Susan Marx (Lenival Dantas) e PVC (Hugo Belford).
22 de fevereiro de 2025 (sábado)
- 16h – Oficina de “Vogue” com Hugo Belford;
- 17h – Exibição do filme “Retrato de uma jovem em chamas” (Direção: Celine Sciamma);
- 18h30 – Palestra com Eliza Toledo, doutora em História, com foco em gênero, violência e história das mulheres;
- 20h – Shows de Raisa Alves e Zarinho Mureb.
Carlos Scliar e a arte como reflexão social
O festival também contará com a exposição “Nus”, que traz desenhos inéditos de Carlos Scliar, realizados entre 1940 e 1960. A obra de Scliar, marcada por seu engajamento social e político, será revisitada no evento, refletindo sua trajetória de comprometimento com questões de liberdade e respeito.
A programação ainda inclui uma oficina de gravura com frases inspiradas no período da ditadura militar, como “Pão e rosas para todos” e “Pergunte quem”, que serão impressas em tecido com as cores do arco-íris, simbolizando a luta pela igualdade.
Diversidade, arte e inclusão
Além das exposições e debates, o evento contará com apresentações musicais e shows de “Drag queens”, como Monayra Manon, Susan Marx e PVC, além de um show com Raisa Alves e Zarinho Mureb. A oficina de “Vogue”, comandada por Hugo Belford, promete ser um momento de empoderamento e celebração da identidade de gênero e sexualidade.
Entrada gratuita
A programação é totalmente gratuita, com o apoio do Governo Federal, Ministério da Cultura, Prefeitura de Cabo Frio e da Lei Paulo Gustavo. Não perca a oportunidade de se envolver em uma celebração única da arte e da cultura LGBTQIAPN+.
Serviço:
Data: 20, 21 e 22 de fevereiro de 2025
Local: Casa Museu Carlos Scliar, Rua Marechal Floriano (Orla Scliar), 253 – Cabo Frio, RJ
Horário: De terça a sexta-feira, das 14h30 às 18h. Sábados, das 15h30 às 19h.
Contatos: instituto.scliar@gmail.com | (22) 2040.9408 / (22) 98157.4222
Venha celebrar a diversidade e a arte!
O festival “Scliarizando” é uma oportunidade imperdível de refletir, aprender e celebrar o movimento LGBTQIAPN+ em um dos espaços culturais mais importantes do Rio de Janeiro.