Imagens/divulgação
No dia 20 de fevereiro de 2025, o renomado artista brasileiro Antonio Manuel lançará seu novo livro, “Incontornáveis”, na Livraria da Travessa, em Ipanema, Rio de Janeiro. O evento contará com uma conversa entre o artista e o curador Paulo Venancio Filho e marca o lançamento de uma série inédita de trabalhos criados durante o confinamento da pandemia de covid-19.
O livro, bilíngue (português e inglês) e de 208 páginas, reúne imagens da série “Incontornáveis”, que traz composições feitas com camadas de folhas de jornal rasgadas e pintadas, refletindo sobre a transitoriedade da informação e o papel da palavra impressa. Além disso, a obra conta com textos inéditos dos curadores Ana Maria Maia e Paulo Venancio Filho e o ensaio “O galo dos ovos de ouro”, escrito por Décio Pignatari, que acompanha a trajetória de Antonio Manuel desde seus primeiros trabalhos com jornais, datados da década de 1970.
A obra se aprofunda na visão crítica do artista, abordando temas como a resistência aos autoritarismos e a relevância da arte como espaço de liberdade. Para o curador Paulo Venancio Filho, a técnica de Antonio Manuel, marcada por rasgos e recortes minuciosamente calculados, expõe a beleza e a profundidade estética dos trabalhos.
Além do lançamento no Rio de Janeiro, “Incontornáveis” também será apresentado durante a SP-Arte, em São Paulo, ampliando o alcance de um dos nomes mais importantes da arte experimental brasileira.
Serviço:
- Lançamento do livro “Incontornáveis” de Antonio Manuel
- Rio de Janeiro: 20 de fevereiro de 2025, das 19h às 22h
- Local: Livraria da Travessa – Ipanema, Rua Visconde de Pirajá, 572 – Ipanema, RJ
- São Paulo: Lançamento durante a SP-Arte
- Preço de Capa: R$ 180,00
Com um projeto gráfico assinado por Sônia Barreto, o livro é uma verdadeira imersão na produção de um dos grandes nomes das artes visuais no Brasil.