Foto: Fernando Frazão
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima abriu consulta pública sobre o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento e das Queimadas na Mata Atlântica (PPMata Atlântica). O objetivo é reduzir o desmatamento e os incêndios de forma contínua, além de promover práticas sustentáveis para a preservação desse importante bioma.
A consulta estará aberta até o dia 13 de janeiro e pode ser acessada pela plataforma Participa+Brasil.
O que é o PPMata Atlântica?
O plano apresenta 13 objetivos estratégicos divididos em quatro eixos principais:
- Atividades produtivas sustentáveis: incentivo a práticas que preservem o meio ambiente;
- Monitoramento e controle ambiental: ações para identificar e combater desmatamentos e queimadas;
- Ordenamento fundiário e territorial: regularização e melhor gestão de terras;
- Instrumentos normativos e econômicos: criação de políticas e incentivos para a preservação.
Construído com base em contribuições de especialistas, outros ministérios e sociedade civil, o PPMata Atlântica também analisa a dinâmica do desmatamento e das queimadas na região, contextualizando o bioma e as políticas públicas já implementadas.
Por que participar?
A Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos e ameaçados do Brasil, é essencial para a biodiversidade e a qualidade de vida no país. Esta consulta pública oferece à sociedade a chance de contribuir diretamente para a criação de um plano efetivo e sustentável de preservação ambiental.
Como contribuir?
Envie suas sugestões até 13 de janeiro por meio da plataforma Participa+Brasil. Após esse prazo, as propostas serão analisadas e incorporadas ao texto final do plano, que será enviado à Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento para aprovação.
A preservação da Mata Atlântica é um compromisso de todos nós. Sua voz faz a diferença!.