Foto/divulgação
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já foi emitida para mais de 17 milhões de brasileiros, conforme dados divulgados pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O documento, que já está disponível em todos os estados, vem para transformar o processo de identificação, oferecendo mais segurança, praticidade e acesso a uma gama de serviços digitais.
A CIN não só reduz fraudes como também aprimora os cadastros administrativos e facilita o acesso aos mais de 4,5 mil serviços digitais disponíveis na plataforma Gov.br, garantindo um acesso mais seguro e eficiente. O ministério ainda reforçou que a primeira via do documento é gratuita e que todos os cidadãos têm até 2032 para realizar a troca da antiga identidade pela nova versão.
Infraestrutura Pública Digital (IPD)
Além da implementação da CIN, o Ministério também planeja a construção de uma Infraestrutura Pública Digital (IPD), com o objetivo de automatizar e modernizar os serviços públicos. A IPD irá integrar dados da CIN e do Gov.br, criando um sistema seguro e acessível que facilitará o acesso a informações e serviços, como consulta sobre o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aposentadoria para idosos ou orientações sobre a obtenção da carteira de motorista, dependendo da faixa etária do cidadão.
A nova CIN representa um avanço importante para a digitalização dos serviços no Brasil, promovendo mais segurança e agilidade no acesso a serviços essenciais. Para mais informações sobre como obter a sua nova identidade, acesse o portal gov.br/identidade.