Transparência: IgesDF divulga estoque de quimioterápicos em tempo real

Por meio do portal InfoSaúde todos podem conferir os dados atualizados diariamente

 

 

Davidyson Damasceno/Ascom IGESDF

 

Todo o estoque de medicamentos e de materiais utilizados para a realização de tratamentos quimioterápicos no Hospital de Base está disponível no portal InfoSaúde, da Secretaria de Saúde do DF. “O Hospital de Base do DF – HBDF, é unidade de referência em atendimento à pacientes com câncer. Optamos por disponibilizar as informações de estoques do Instituto por meio do InfoSaúde, a fim de dar transparência aos nossos números diretamente por meio do nosso contratante. Quanto mais transparência na gstão mais próximo estaremos do modelo que queremos para o IgesDF” afirmou Mariela Souza de Jesus, diretora-presidente do IgesDF.

No ar desde sábado, 11 de junho, o painel mostra que nesta segunda-feira, 13, 100% dos quimioterápicos estão abastecidos, o que corresponde a 33 apresentações de medicamentos. Quanto aos materiais, a lista conta com 50 itens, três deles estão em fase de reposição mas são substituíveis por outros, garantido a assistência aos pacientes no HBDF.

Ampliar a transparência das ações, tanto administrativas quanto da assistência, são prioridades desta gestão. Em fevereiro deste ano foi criado o Boletim diário que apresenta odos os números de atendimentos e procedimentos realizados em todas as suas unidades: Hospitais de Base e de Santa Maria e Unidades de Pronto-Atendimento – UPAs. “Aos poucos estamos ampliando a divulgação dos dados, pretendemos otimizar a publicização dos dados e ampliar o número de informações dos insumos” esclarece Mariela.

Fernando Dal Sasso, Superintendente da Unidade Central de Administração do IgesDF, explica a importância de publicar diretamente no portal da SES “InfoSaúde-DF”, que é um site com informações relevantes para os usuários, pesquisadores e gestores, desenvolvido para o SUS-DF. Então, contribui para ampliar a publicidade do IgesDF sobre o estoque de medicamentos e materiais fundamentais para o tratamento de pacientes oncológicos. ‘Quando enviamos os dados à Secretaria de Saúde estamos informando ao nosso contratante – o Estado – e prestando informações à sociedade ao mesmo tempo”, disse. Os dados são enviados automaticamente, a partir da atualização do MV, sistema de gestão utilizado pelo IgesDF, por meio de um mecanismo (robô) desenvolvido em parceria pelas duas instituições.

Para a coordenadora de transparência do Instituto, Nathália Pina, a ação é eficiente na promoção dos dados para os gestores públicos e para a sociedade. “O Instituto em compromisso com a transparência, vem se aperfeiçoando, inclusive por meio do painel InfoSaúde, proporcionando o acesso aos dados e informações importantes sobre a situação da saúde pública, visando maior acessibilidade e visibilidade em prol a sociedade” afirma.

Para consultar como estão os estoques, basta acessar a página https://info.saude.df.gov.br/estoqueigesdf/, onde há disponível a lista de quimioterápicos e, ao lado, a descrição “Com Estoque” ou “Sem Estoque”. Na parte inferior, lado direito, há um botão onde é possível alterar entre a visualização da lista entre medicamentos e materiais. Do lado direito da página, também consta a porcentagem de abastecimento. A disposição da página é intuitiva, facilitando o entendimento de todos os usuários.

Newsletter

Assine nossa newsletter e não perca nossas melhores notícias!

Não fazemos spam!