Mudança de carreira: nove entre dez brasileiros se dizem insatisfeitos (2)

Em estreia como escritora, Naíce Dematte, ensina como realizar a mudança de carreira em qualquer fase da vida. O livro "Transição Consciente", que teve seu lançamento há um mês, já teve sua primeira edição esgotada, apresenta cinco passos para a recriação da carreira profissional. A CidadeCULT falou com a Naíce e conta um pouquinho aqui...

CidadeCULT - Como surgiu a ideia para a obra e como foi o processo de criação?

Creio que todo leitor tem o desejo, muitas vezes não revelado, de escrever seu próprio livro, de registrar suas ideias e crenças, entregando à posteridade a sua marca pessoal. Comigo esse sonho estava guardado, mas não esquecido.  Em 2020, recebi dois convites para participar de publicações em coautoria, mas recusei. Eu queria o meu, com a minha cara. E o tema? Ora, uma vez que eu mesma fiz transição de carreira, por que não ajudar adultos a utilizarem seus talentos para encontrar uma carreira alinhada com o que sabem fazer de melhor? Eu acertei o caminho do recriar, poderia muito bem criar um passo a passo. Em janeiro de 2021, dei início ao processo de escrita. Alinhavei o prólogo, que narra o dia da publicação da minha aposentadoria do cargo de delegada de polícia e construí o esboço do sumário, logo em seguida. A partir de então, tracei um cronograma ─ passei a escrever um capítulo por semana, entrevistei profissionais de diversas áreas, lembrei de histórias da minha vida e acrescentei muitas histórias inspiradoras de pessoas reais, como eu. Além disso, busquei base teórica para minhas afirmações, pesquisas científicas e estratégias para uma mudança madura. Sem pressa, estruturei os capítulos para entregar uma narrativa interessante, útil e leve.

CidadeCULT - Este é o seu primeiro projeto escrito? Em quanto tempo se deu a ideia de publicar uma obra e a execução até o lançamento?

Era algo que você pensava em fazer ao longo da vida? Como operadora do direito, escrevo desde os 19 anos, artigos científicos, papers, TCCs, relatórios e peças jurídicas. O desejo de escrever um livro e deixar um legado de significado, estava guardado desde a adolescência. Amadureci e decidi que estava pronta para o meu momento. Em janeiro de 2021, debrucei-me no computador e criei a pasta “Projeto Meu Livro”. A cada semana um capítulo tomava forma. Ao longo do caminho entrevistei pessoas, elaborei metáforas e busquei histórias, teorias e lições de mestres do desenvolvimento pessoal, conceitos e práticas relacionadas à Inteligência Emocional, Neurolinguística, PNL e Psicologia, visando colorir e enriquecer o meu texto. Por fim, como um foco de luz nas dúvidas que envolvem qualquer mudança, criei o método Recriar Consciente, em 5 Passos, como o objetivo de ajudar o leitor a olhar para si mesmo e traçar um novo caminho. Obra concluída para revisão em agosto. Nenhum escritor trabalha sozinho. Tive o auxílio precioso de leitoras beta, designers, fotógrafo e revisor. Da primeira linha redigida em janeiro até o lançamento no dia 10 de novembro, foram muitos escreve e conserta, repara e realinha, um ler e reler sem fim. Vivi o processo com o entusiasmo da descoberta de um talento.

CidadeCULT - A sua primeira obra trata de um assunto muito atual, a mudança da carreira. Por que a escolha desse assunto?

A minha aposentadoria veio aos 48 e a certeza que eu tinha era que iria advogar, como acontece com a grande maioria dos delegados aposentados. Entretanto, não era na advocacia que eu desejava estar. Eu tinha energia de sobra, queria recomeçar, mas não sabia como.  Felizmente, parei, olhei para mim mesma, superei medos de não conseguir ter sucesso em nenhuma outra profissão, fiz outras formações e recriei uma outra carreira. O meu livro trata exatamente do como fazer uma Transição Consciente: como aplicar energia produtiva e talentos pessoais para recriar a caminhada profissional.

CidadeCULT - Existe um passo-a-passo para tomar a decisão de mudar de área de atuação?

E um passo-a-passo para conseguir fazer isso? Eu criei o Método Recriar Consciente, em cinco passos, que é uma orientação para quem não sabe onde buscar inspiração para mudar, como fazer, por onde começar, quais as principais estratégias. Deixo uma dica: está no capítulo 06 do meu livro “Transição de Carreira” e o primeiro passo é o autoconhecimento.

CidadeCULT - Qual a mensagem que você deseja passar com a obra?

Eu desejo que o leitor aprenda a olhar para si mesmo e veja beleza na sua singularidade, compreendendo que para alcançar felicidade no trabalho é preciso uma mente positiva e talentos empregados no ofício.

CidadeCULT - Como foi a experiência de estreia como escritora? Qual a tiragem? Vendeu toda a primeira edição?

Meu coração está muito feliz. Foi um trabalho desenvolvido com esmero. Eu acredito que profissionais de várias áreas terão interesse em minha obra. Considerei, desde o início do processo, que seria uma grande responsabilidade escrever para um público que lê e investe em aprendizado constante. A dedicação com a capa, o texto e o conteúdo tem valido à pena, uma vez que os feedbacks têm sido extremamente positivos. O livro está disponível na Amazon, nas versões físico e digital, mas para atender à demanda dos amigos na noite de autógrafos, eu providenciei a impressão de 150 exemplares, dos quais tenho somente duas unidades para a venda, em menos de um mês de lançamento.  Considero que a minha estreia superou em muito minhas expectativas. 

CidadeCULT - Qual a temática da próxima obra? Previsão?

Ainda não idealizei uma segunda obra. Certamente ela virá, mas estou vivendo e aproveitando o momento de divulgação do meu livro, sem ansiedade com o amanhã, nem pressão para a busca de um outro tema. 

Newsletter

Assine nossa newsletter e não perca nossas melhores notícias!

Não fazemos spam!